0

Histórico

A Escola Popular Cooperativa (EPC) de Apuiarés surgiu pela iniciativa de dois jovens (Nonato Nunes e Wagner Gomes), estes vivenciaram a metodologia de Aprendizagem Cooperativa e o funcionamento do Programa de Educação em Células na EPC de Pentecoste quando se preparavam para o vestibular, após essa experiência e terem sido aprovados no vestibular da Universidade Federal do Ceará, resolveram ampliar o Programa para o município de Apuiarés.

Neste município os jovens, ao concluírem o ensino médio, ficavam sem perspectivas de futuro, tendo como únicas opções de emprego, o trabalho no comércio ou casas de família, ou mesmo ir embora para a capital (Fortaleza-ce) em busca de empregos assalariados. 

Após o surgimento da EPC, local onde muitos jovens se reúnem e estudam em células estudantis, utilizando metodologia de aprendizagem cooperativa, alguns dos jovens que ingressaram na EPC no primeiro ano de surgimento, foram aprovados para cursos de graduação da UFC. Isso foi muito relevante para que outros estudantes se motivassem e acreditassem que pessoas de classe social baixa e oriundas de um município pacato, também podem chegar até a Universidade.

Sendo este o pensamento de muitos jovens de Apuiarés, atualmente existem mais de 60 apuiareenses estudando em Universidades, quebrando o ciclo da ignorância intelectual. Alguns desses universitários voltam aos finais de semana para desenvolver atividades de estudo na EPC, sendo assim, constroem uma rede de cooperação de aprendizagem.

0 comentários:

Postar um comentário